Muitas vezes repetimos algumas tradições que nem sabemos como surgiram. Para conhecermos um pouco mais de nossa cultura, aí vai a história de algo muito conhecido: as alianças.
O uso da aliança surgiu por volta do Século XV, provavelmente em Provence, França, época em que começou a ser mais difundida a idéia do amor romântico, parecido com este que nós conhecemos. Mary de Burgundy foi a primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presenteá-la com um anel de diamantes foi de seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477.
Antigamente, acreditava-se que no quarto dedo da mão esquerda havia uma veia que era diretamente ligada ao coração, que chamavam de veia d’amore. Por isso que a aliança é usada nesse dedo.
Além disso, a aliança tem a forma de um circulo sem extremidades, representando algo que não tem um fim. Ela é feita de ouro, que simboliza a resistência, a resistência do relacionamento que ela representa.
No plano esotérico, a aliança possui poderes mágicos. É a protetora simbólica da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário